Thursday 29 November 2012

retirado daqui:

COOPERATIVA RIBADOURO - SENDIM

Notícia n. 1929
quarta-feira, 28 de Novembro de 2012


Que vinhos para combinar com bacalhau?

 

Dizem que há mil e uma formas de confecionar bacalhau. Poderá ser exagero, mas é consensual que o “fiel amigo” é escolha de eleição nas nossas mesas. Na hora de escolher o vinho, as opções variam consoante a confeção. Uma das iguarias mais consensuais, não só em Portugal como também, por exemplo, no Brasil, é o bacalhau. O “fiel amigo”, que há muito adotamos e transformamos num dos símbolos representativos da nossa gastronomia, é seguramente objeto das maiores façanhas culinárias. Um tema que origina discussão prende-se com o melhor vinho para harmonizar com bacalhau. Diz-se que é o tinto. Aliás, quando se procura um prato de peixe para harmonizar com determinado vinho tinto, o bacalhau surge imediata e quase incontestavelmente no topo das opções. Mas será mesmo assim?

Bacalhau cozido

O prato de bacalhau por excelência na época natalícia, onde a pureza de sabor é mais salvaguardada. Menos poderoso em termos de sabor, mas com alguma dificuldade na abordagem ao vinho, pois também é mais sensível aos elementos estruturais dos vinhos, especialmente aos taninos. Devem-se procurar sabores suaves e muita frescura. Os vinhos com bom índice glicérico (suavidade do álcool) e um toque de doçura serão os mais interessantes. Algo como Chardonnay, Antão Vaz, Alvarinho ou Encruzado, de preferência sem madeira ou pouco marcados pelo estágio, são algumas das opções. Os tintos terão um perfil de sabor menos condizente com o bacalhau cozido. Se a opção for essa deverão ter taninos macios, doçura de fruta… mas muita atenção com o sal, pois o traço amargo e vegetal dos tintos tem que ser muito ponderado. Atenção ainda à guarnição, pois também esta confeção acentua os teores mais amargos, especialmente de alguns vegetais.

 

Mas o “Ribeira do Corso” branco, da Cooperativa Ribadouro de Sendim é o ideal para este prato tão caracteristico da ceia de Consoada!

No comments:

Post a Comment